quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quem Somos Nós?





Para o primeiro conteúdo, me sinto obrigado a falar do documentário de grande sucesso chamado "What the bleep¹ do we know", traduzido como "Quem somos nós" aqui na pátria sofrida e amada. Esse filme ficou bastante famoso no mundo e chegou aos cinemas brasileiros inclusive. Às vezes são necessárias grandes produções para chamar a atenção das pessoas e nesse sentido o documentário teve grande êxito.


Embora o documentário se foque muito no assunto "emoções" na parte final, traz insights muitíssimo interessantes, com implicações profundas no modo como enxergamos o mundo e lidamos com as emoções. Recomendo intensamente a leitura do livro, de igual título, que foi escrito posteriormente à realização do doc. e traz informações novas, além de abordar com mais profundidade as do filme (os capítulos sobre o cérebro são sensacionais!).


Receio que os envolvidos no projeto tenham de alguma forma extrapolado -de modo um pouco exagerado- alguns fenômenos quânticos e sua possível relação com nosso dia-a-dia, contudo, é fundamental que nos eduquemos sobre o universo quântico, que é tão fascinante quanto pertubador.

Quem Somos Nós? (Legendado em port) - 1 / 12

http://www.youtube.com/watch?v=o7TZLnL7HLA



Conceitos-chave:

- Entanglement (emaranhamento)
- The Observer

quarta-feira, 8 de julho de 2009

como quem onde por quê

Meu nome é Tiago Villas-Bôas de Jesus, tenho 22 anos e moro no Rio de Janeiro. Me considero um livre pensador, há muito fascinado pelas perguntas fundamentais: Quem somos, para onde vamos, de onde vem o mundo, etc. Explorei ao longo da vida diversos caminhos de formulação e persecução destas respostas, tendo oscilado entre premissas materialistas e metafísicas por algumas vezes.

Atualmente, estou convencido de que há muito mais para saber do que informam nossos cinco sentidos ou do que se permite investigar a ciência mainstream. Acredito que a história da nossa civilização esteja atingindo um momento fantástico, no qual mudanças profundas ocorrerão ( e estão ocorrendo) numa velocidade sem precedentes. O materialista mais cego tem de concordar com a singularidade deste momento histórico progressivamente integrado, irreversivelmente acelerado de formação de uma consciência planetária.

Recentemente, me dei conta que uma das minhas frustrações era o de nunca ter conseguido influenciar de modo significativo a visão de mundo das pessoas a minha volta, mesmo dedicando considerável energia para tal. Talvez por isso, talvez por acreditar que é chegado um tempo esclarecimento do Homem, resolvi dar vazão a essa pulsão criando este blog. O objetivo é por tanto, ter um espaço onde eu possa partilhar minhas idéias com pessoas que estejam na mesma sintonia, divulgar conteúdos interessantes e dessa forma trocar com as pessoas, pois é assim que crescemos e aprendemos.

O blog tem por objeto assuntos que se relacionem com aquilo que está oculto. Temas como espiritualidade, cosmologia, filosofia, percepção, evolução e consciência serão centrais aqui.